CASAL

A Terapia de Casal é uma modalidade clínica da psicologia realizada de forma conjunta cujo foco é a relação.

O objetivo da terapia é  contribuir para a observação dos conflitos e expectativas que incidem sobre a relação assim como a identificação de padrões familiares que se repetem possibilitando uma maior reflexão a cerca dos mesmos e uma melhor comunicação  entre o casal, reestabelecendo muitas vezes o diálogo.

Ao longo da vida o casal passa por diversas mudanças que podem desencadear desencontros na relação. O nascimento dos filhos, a divergência no modo de educá-los, mudanças na carreira ou de papéis dentro da família, um novo olhar sobre si próprio ou sobre o relacionamento, questões ligadas à sexualidade, valores e heranças psíquicas familiares  e muitos outros pontos que precisam ser compreendidos para que um ajustamento entre os parceiros possa acontecer de forma tranquila e harmônica.

O papel do Psicólogo é promover o diálogo e auxiliar o casal a ampliar sua visão sobre a relação, sobre as suas expectativas, sobre as repetições familiares abrindo novas possibilidades de escolhas e ajustamento para a relação.

Nem sempre ambos os parceiros decidem ao mesmo tempo pela terapia. É comum que as pessoas acreditem que o problema da relação está no comportamento do parceiro, ou se sintam incomodadas em dividir assuntos familiares e íntimos, ou ainda não acreditem que a terapia possa ajudar.

Devemos lembrar que as pessoas tem tempos e valores diferentes e que eles precisam ser respeitados. Assim, se um dos membros não estiver de acordo com a terapia e outro desejá-la, convém que se inicie uma terapia individual. Dessa forma, compreendendo a si mesmo e sua dinâmica o parceiro promoverá mudanças em sua vida, que serão refletidas na sua relação.


ALC_LOGO_ESQUERDA_02